Atualmente, no mercado criptoativo está sendo construído o que existe no mercado tradicional e, algo muito comum, é emprestar dinheiro e receber juros, basicamente isso é Yield Farming, que você vai conhecer hoje neste artigo!
A verdade é que é possível receber renda passiva no mercado de criptomoedas, com o boom dos projetos visionários inseridos nas Finanças Descentralizadas (DeFi), criaram várias estratégias e uma delas foi o yield farming.
O yield farming é uma maneira de ganhar mais tokens sem a necessidade de minerar ou fazer operações, literalmente, é receber juros sobre o que você tem.
Apesar de ser simples até agora a explicação, na prática, o processo pode ser um pouco complexo, mas não se preocupe, você vai sair daqui entendendo e querendo investir!
Vamos conversar sobre yield farming, ótima leitura!
O que é Yield Farming?

O yield farming acontece quando você deposita 2 criptoativos, na mesma quantidade de dólares.
Por exemplo, você quer depositar 1 Cake, supondo que o preço dela é de 13 dólares, você precisará ter 13 dólares de outra moeda, no exemplo, vamos usar BNB.
Você depositará então 13 dólares de Cake (1 Cake) e 13 dólares de BNB. Ao fazer isso, você terá direito de participação dos lucros de acordo com a sua quantidade nesse yield farming.
Até aqui espero que ficou claro, mas você deve estar se perguntando por que isso acontece e como/o que o investidor ganha… vamos entender melhor?
Por que existe Yield Farming?

Nas negociações de Exchange e na Bolsa de Valores, há o livro de ordens, em que uma negociação ocorre quando há uma oferta de compra igual a uma de venda.
Vamos supor que você queira comprar um ativo por 20 reais, no momento que tiver alguém para vender a 20 reais, o sistema fecha a negociação e ela é efetuada.
No entanto, nas Exchange descentralizadas (DEX) não há livro de ordens. A negociação acontece quando há liquidez, ou seja, eu só consigo comprar um ativo caso alguém esteja provendo essa liquidez.
Em outras palavras, a liquidez permite que o comprador compre a mercado. O investidor que depositou as moedas, permitirá que essa negociação aconteça, pois gerou liquidez ao token.
Então, o yield farming existe para ter mais liquidez nas DEXs.
Basicamente, o investidor oferece parte de seus tokens para serem negociados a qualquer momento e a qualquer preço, mas o que esse investidor ganha?
Ganho com Yield Farming
No nosso exemplo, depositamos CAKE e BNB, dessa forma, vamos ganhar CAKEBNB LP enquanto estivermos na farm (mesmo significado do que yield farming).
Os investidores são chamados de provedores de liquidez (LP).
O ganho vem das taxas cobradas pela DEX e repassadas para essa farm. Agora, fica claro o significado de yield farming que é produção agrícola – ou não hahaahaaha

A principal diferença entre stake e yield farming é que no yield farming você pode sair em qualquer momento e aconteça com a junção de 2 tokens.
>>> Entenda o que é stake de criptomoeda aqui
Rentabilidade
A rentabilidade é de acordo com o risco, por exemplo, na farm de Cake-BNB, a rentabilidade está em 36,14% a.a., já no par Santos-BNB, a rentabilidade está 478,09%.
Óbvio que há riscos envolvidos, os quais serão comentados após falar das 2 principais métricas utilizadas no cálculo de retornos anuais:
- Taxa de Porcentagem Anual (APR, na sigla em inglês);
- Rendimento Percentual Anual (APY, na sigla em inglês).
A APR leva em consideração a rentabilidade em juros simples. ou seja, ao colocar 100 unidades a 10%, em 1 ano você terá 110, no outro 120, depois 130, e assim por diante…
Já a APY leva em consideração os juros compostos, ou seja, o ganho será maior a cada ano, veja:
Ao depositar 100 unidades a 10% ao ano:
1º ano: 110 unidades;
2º ano: 121…;
3º ano: 133,1 unidades.
Agora sim, vamos estudar os riscos da yield farming!
Riscos do Yield Farming

O maior risco ao meu ver é o risco sistêmico, onde pode haver uma brecha para um hacker roubar todo o dinheiro presente e/ou a internet não existir mais.
Outro risco é a flutuação de preços, principalmente pela perda impermanente, mas também pelos yield farmers – nome dado aos usuários que participam do processo – possuem um grau de mobilidade alto, ou seja, mudam muito de farm.
Para diminuir a perda, muitos investidores investem em farm que estejam presente stablecoins, são moedas pareadas em uma moeda menos volátil, como por exemplo, o USDT é pareado em 1:1 com o dólar.
>>> O que é Stablecoin [Vídeo]
Vantagens do Yield Farming
Você receberá juros sobre o que você já tem sem a necessidade de fazer trade ou esperar sentado a valorização.
É uma ótima opção para você fazer nas moedas das quais você já pensa em manter para o longo prazo.
Aviso em relação a Yield Farming
A rentabilidade não é estável, não coloque uma quantidade relevante antes de você já ter entendido e praticado, ao menos uma vez, esse investimento.
Conclusão
O mercado cripto será por um bom tempo altamente volátil, principalmente pelo motivo do token possuir unidades (i)limitadas e ao comprar uma quantidade x de vez, o gráfico pode subir muito e vice versa, se acontecer uma venda…
Dessa forma, yield farming será para pessoas que querem estar recebendo juros sobre algo que elas querem manter na carteira, não só receberão os juros, mas manterão a sua participação e os seus tokens.
Se tiver uma dúvida, já pode mandar nos comentários!
Deixe um comentário